OS SOCIOPATAS ESTÃO À ESPREITA ENTRE NÓS, O PIOR DELES SÃO OS SOCIOPATAS-ALFA

Os sociopatas estão à espreita entre nós, pois se estima que entorno 3% dos homens e 1% das mulheres têm traços definidos de sociopatas. A sociopatia é denominada como “transtornos de personalidade antissociais”, que em regra apresentam comportamentos resultantes de um dano cerebral, abuso ou descuido na infância. Os psicopatas nascem e os sociopatas – são construídos socialmente e podem passar a vida toda como pessoais normais, sem ninguém se dar conta.

Os sociopatas são instáveis emocionalmente e impulsivos. E quando cometem crimes, violentos ou não violentos, agem sem preocupação, deixando rastros por onde passam. O que importa para esses indivíduos – é apenas o seu mundo particular, mesmo assim atuam de modo imoral e nada disso traz arrependimentos. 

Na maioria das vezes tais criaturas são solitárias, embora possam ser pessoas carismáticas.  A percepção deles das coisas erradas ou certas se baseiam nas expectativas do seu grupo social. A sociopatia não se trata de uma doença psíquica no sentido correto do conceito, mas de atitudes consideradas pela maioria da sociedade como antissociais ou criminosas.

Além disso, os sociopatas são egocêntricos e trapaceiros. E quando pegos acreditam de que isso não passa de pormenores, não impedindo que eles pratiquem as mesmas ilicitudes. Seus traços se constituem como patológicas, podemos citar alguns:

  • Alheios à moral;
  • Levianos por natureza;
  • Usurpadores e enganadores;
  • Incapazes de amar;
  • Possuem atitudes emocionais ridículas;
  • Nunca sentem vergonha;
  • Não aprendem com os erros do passado;
  • Têm uma vida sexual repulsiva;
  • Usam bebidas alcoólicas ou entorpecentes.

Esses aspectos mostram que os sociopatas se alteram com facilidade, devido as dificuldades de se adaptarem ao trabalho e continuarem num único lugar. A maioria dos crimes praticados por essa gente não tem planejamento, porque para eles as pessoas – são vistas como descartáveis em todos os sentidos.

Os políticos são os sociopatas-alfa, ou seja, os piores deles, por serem escandalosamente corruptos, antes eram adorados pelos seus eleitores, idolatrados pelos seus partidários e protegidos pelos formadores de opinião. Eles para se manter no poder – constrangem as empresas e as pessoas, com o intuito obter apoio político e financeiro, mesmo estando presos. Aliás abusam das brechas das leis, pois são peritos em distorcer a ordem jurídica e econômica, como objetivo de favorecer os grandes grupos empresariais.

Enfim esses indivíduos estão à espreita entre nós, com a intenção de praticar seus desatinos e delitos. Mas sociopatas comuns quase sempre deixam a “casa cair”, virando casos de polícia e os sociopatas-alfa quando deixam a “máscara cair”, os escândalos viram palco da comédia e da tragédia grega. Hoje não é difícil reconhecer tais criaturas, que precisam ser impedidas para – não mais causar prejuízos as suas vítimas e ao nosso País.




Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agradecer é mais fácil do que parece...

O Verdadeiro Amor Próprio